Conhecendo o mercado de ações

Olá pessoal! Que tal hoje aprendermos um pouco sobre o mercado de ações? Principalmente para você que está com vontade de investir em ações mas não faz ideia de como começar. Bem, é sobre como funciona o mercado de ações que o nosso artigo de hoje irá explicar.

Primeiramente iremos saber o conceito de ações, que são títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. É a divisão em partes igualitárias do capital financeiro social, sendo que esse mesmo capital é o investimento dos proprietários do empreendimento. Simplificando, o capital financeiro é a própria empresa, e as ações são a representação da menor fração do capital social de uma associação ou companhia.

Quando um investidor compra uma ação ele adquire um título negociável, ou seja, ele poderá ser vendido ou comprado. Os valores das ações estão ligados com a valorização e a desvalorização que tem a empresa, isto é, é um investimento de alto risco, pois trata-se de renda variável, e suas mudanças são muito instáveis. Ou seja o famoso sistema de altos e baixos.

Existem no mercado de ações dois tipos diferentes de aplicações com as ações negociáveis, as preferenciais e as ordinárias. As ações preferenciais são as que dão garantia ao acionista ou detentor prioridade no recebimento de dividendos, no caso de decomposição da companhia, geralmente com percentual mais alto que os das ações ordinárias.

Já as ações ordinárias são as que permitem a participação do acionista nos lucros da empresa e ainda oferecem o direito de voto em assembléias gerais da companhia, mas não tem o direito ao dividendos. Para adquirir ações no mercado de maneira fácil é preciso entrar em contato com algumas intituições financeiras que oferecem o serviço de venda e compra de ações, que geralmente cobram uma taxa de administração ou de operação, que tem um valor consideravelmente baixo, isso por causa da sua instabilidade.

Por meio até mesmo da Internet é possível começar as negociações de ações, atráves dos sites das intituições que oferecem o serviço. A rentabilidade das ações é variável, parte dela é composta de dividendos, direitos de subscrição, venda de direitos de subscrição, bonificação em ações, resultados e benefícios oferecidos pela companhia.

  • Dividendos – é a parte dos lucros da empresa distribuída em forma de capital para os investidores.
  • Direitos de Subscrição – é o direito da compra de um novo pacote de ações pelos acionistas com preferência na subscrição, com objetivo de aumentar o capital da companhia.
  • Venda de Direitos de Subscrição – é a venda das ações a terceiros com os direitos que possui, e sem obrigatoriamente o exercício da preferência na subscrição de novas ações.
  • Bonificação em ações – são as novas ações emitidas pela empresa, que são distribuídas gratuitamente aos seus acionistas.

Se agora você tem maior interesse em aplicar determinado capital no mercado de ações, então procure informar-se sobre as institições que oferecem esse serviço de compra e venda de ações, e selecione as quais posuem melhores recursos de assistência aos acionistas, as taxa que são cobradas. Depois escolha a que melhor suprir as suas necessidades ou que mais lhe interessar. 🙂

Para conseguir rentabilidade com ações existem dois meios, a participação de lucros e a valorização da ação. A rentabilidade através da valorização da ação, é dada devido a valorização da empresa ou companhia na bolsa de valores, resultando em mais dividendos e lucros mais altos. Com a participação de lucros, as companhias que possuem capital aberto repartem os lucros com os investidores, que é gerada via divisão de dividendos.

Para conseguir investir em ações não é complicado, porém o que os especialistas dizem é que o mais díficil é a obtenção do capital de rendimento, ou seja, acerta no negócio certo que traga bons frutos.

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *