Como me tornar um empresário bem sucedido? | Clube do Dinheiro

Como me tornar um empresário bem sucedido?

Olá amigos do Clube do Dinheiro! Sentiram minha falta? 🙂 Que tal falarmos hoje um pouco mais sobre planejamento de vida, mais especificamente respondendo à pergunta Como me tornar um empresário bem sucedido? Que é o ponto-chave do comentário de nosso amigo Igor!

Bem, antes de mais nada, falemos sobre o comentário de Igor, publicado em Qual profissão ganha mais dinheiro?

Igor deseja tornar-se um empresário de sucesso e, buscando tal sonho, ingressou num curso superior de administração – uma boa atitude! Agora, ele está um pouco preocupado, pois algumas disciplinas do curso parecem estar ali somente para complementar a grade curricular, aparentando ter pouco a oferecer. A dúvida de Igor é se vale a pena continuar no curso ou se seria mais interessante interromper o mesmo e dedicar-se a um emprego e subsequentemente a um negócio próprio.

Igor, antes de mais nada, prazer em conhecê-lo e seja bem vindo ao nosso clube! Puxe uma cadeira, sente-se e vamos conversar!

Vejo que você é bem focado quanto ao seu objetivo e isso é bom! Isso o ajudará a saber se está distanciando do mesmo ou não. A entrada num curso universitário foi um excelente passo. Agora, se deve interromper o curso e iniciar uma atividade própria ou não, já é uma pergunta que apresenta muitas variáveis que não estão muito claras para mim no momento. Bem, vamos lá, um passo de cada vez…

A formação em Administração

Sua formação em Administração pode trazer-lhe vários benefícios. Como você mesmo disse, só ter “graduado em Administração” no seu currículo não vai lhe garantir uma oportunidade em uma grande empresa, entretanto não ter essa informação muito provavelmente vai garantir a perda da oportunidade, isso porque em muitas empresas e concursos públicos uma formação superior especializada é bastante exigida.

Além disso, seu curso vai trazer-lhe muita informação que lhe será útil mais tarde, seja para atuar em uma empresa, seja para desenvolver o seu próprio negócio.

Eu estive em situação similar! Cursando Ciência da Computação, não sentia que meu curso estava preparando-me realmente para atuar no desenvolvimento de jogos, entretanto, algumas de suas disciplinas foram importantes para desenvolver minhas habilidades em programação e inteligência artificial, duas coisas que me ajudaram muito em meus jogos.

O fato é que um curso universitário não é totalmente focado em uma única área de atuação (no meu caso, desenvolvimento de jogos) sendo na verdade trabalhado para uma área maior (diversos caminhos da Computação, no meu caso). As disciplinas de matemática que você assiste são fundamentais, por exemplo, para quem irá trabalhar na parte de administração financeira de uma empresa!

Levantando o capital para um negócio

Além disso, como você disse, você precisa levantar o capital necessário para desenvolver o seu primeiro negócio, então não seria melhor se, em vez de sair do curso universitário, você continuasse no mesmo e conseguisse algum emprego ou estágio part-time, isto é, uma fonte de renda que não lhe tomasse todo o tempo e permitisse continuar estudando?

Quando sentir que possui capital suficiente para o seu empreendimento (não sei qual o tipo em que está pensando, logo não posso saber de quanto precisará), então poderia deixar o estágio / emprego, trancar o curso por um semestre ou dois se necessário e partir para a ação!

Mas de qualquer jeito, é melhor trancar o curso por um semestre ou dois do que abandoná-lo completamente, ok? Lembre-se que será importante para a sua formação, principalmente se pretende buscar oportunidades em grandes empresas mais tarde.

Agora, se o seu objetivo for trabalhar em um negócio próprio, então acredito que está na hora de começar hoje mesmo a mesclar as duas coisas, isto é, estudar mas também por em prática!

E qual o seu negócio?

Algum tempo atrás, minha esposa e eu enveredamos no ramo de semi-joias. No caso, montagem e revenda de semi-joias. Começou muito bem, até nos empolgamos bastante, pensamos em adquirir mais material, produzir mais, etc. mas houve um porém, como eu estou bastante ocupado em várias coisas, ela estava cuidando da montagem e venda sozinha e não havia capital na hora para adquirir mais material, o negócio todo acabou esfriando e não continuou mais – detalhe, ainda temos algumas aqui para montar, mas nem saíram da caixa!

Como fui um pouco descuidado da parte financeira, não tenho certeza, mas acredito que ficamos no “zero a zero”, ganhando o suficiente para pagar as despesas com materiais, e como éramos somente nós na empreitada, não tivemos outros gastos.

A experiência mostrou-me que há várias oportunidades a serem exploradas fora da Internet ainda (e eu que pensava que não havia vida fora da Internet! 😀 ) e que podem ser feitas dentro de seu tempo. Busque fontes de informação que falem sobre muitas dessas oportunidades (a revista e website Pequenas Empresas Grandes Negócios, por exemplo), estude-as e encontre aquela que melhor pode se encaixar em sua vida!

Faça isso e tenho certeza de que você terá um aprendizado muito mais duradouro – quer maior prova do que estudar e trabalhar em seu próprio negócio ao mesmo tempo? – e interessante.

Ei, e quanto a como me tornar um empresário bem sucedido?

Ué, não viu? Está ali! Um empresário bem sucedido começa justamente por saber como cuidar de seu próprio negócio e, mais tarde, de sua própria empresa.

Tenha conhecimentos sólidos em administração de negócios, empreenda, arrisque-se. A prática ensinará muito – eu mesmo tenho aprendido bastante sobre negócios online… construindo meu próprio negócio online!

E quanto a você, amigo leitor, gostaria de acrescentar algo à nossa discussão? 😉

Quer baixar nosso e-book Manual do Investidor?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

4 comentários

  1. Jorge says:

    É interessante também que, após um determinado tempo que o negócio estiver em andamento realizar uma “equação” entre o que você planejou e o que foi executado. E a patir do resultado verificar o que precisa ser melhorado, incluído ou até mesmo retirado para que seu negócio seja cresça e melhore ainda mais. E que isto vire um hábito durante toda a vida de seu negócio: Planejar, executar, avaliar resultados e melhorar resultados. Boa Sorte!!
    .
    .
    Admin (não me lembro seu nome, rsrsrs), Parabéns pelos seus textos, são ótimos! Quando leio sempre parece que você me conhece e está falando diretamente para mim… rsrsrs
    Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos e suas experiência de vida conosco.
    Mais uma vez, Muito Obrigado!!

  2. igor says:

    O prazer é todo meu! Adorei a sua resposta pode ter certeza que me ajudou bastante a firmar o que eu já estava “matutando” na minha cabeça. Eu não tranquei minha faculdade apenas diminui as matérias para por meus pensamentos e ver o que realmente eu quero, que é ter meu próprio negócio, eu quero investir toda a garra,trabalho, esforço e dedicação em algo meu para cada dia crescer mais e mais, estudar ler, aprender cada dia mais para eu me tornar uma pessoa melhor e junto estar crescendo com a MINHA empresa, e quero e vou ser um grande empresário, porque eu acredito, estou começando a lutar pra isso para daqui a pouco vencer, conseguir! Acreditar em nossos sonhos e fazer eles se tornarem real! Muito obrigado! E Meus parabéns pelo site, pelas respostas..!!!

  3. admin says:

    Olá Igor! Fico feliz que tenha gostado de nosso artigo e espero que nosso blog continue sendo de boa importância para a sua empreitada!

    Um abraço e continue participando conosco de nossas discussões! 😉

  4. admin says:

    Ih, Jorge, quase esqueci de publicar e responder ao seu comentário!

    Fico feliz em poder conhecê-lo também e mais ainda em saber que nossos artigos o agradam: é para isso mesmo que estamos aqui, discutir assuntos ligados a dinheiro da forma mais agradável possível. 😉

    E muito obrigado também por complementar este artigo com a sua experiência.

    E, claro, fica estendido a você também o convite para participar sempre de nossas discussões!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *