Como investir seu dinheiro

Na Internet, existem vários fóruns e sites que ensinam e discutem sobre os mais diversos tipos de investimentos e como investir seu dinheiro. Mas deve ser tomado certo cuidado, pois várias dessas informações não são verdadeiras ou são muito fantasiosas. É impossível ganhar muito dinheiro em um mês, por exemplo.

O mais importante para quem quer começar a investir é estudar e se informar. E se informar bem. O melhor investidor é aquele que está atualizado, sabe o que faz com seu dinheiro e toma as decisões certas. Fazer cursos em instituições conceituadas, como o Sebrae, já é um grande passo para o pequeno investidor. Livros especializados no assunto também ajudam bastante.

Além disso, saber qual é o seu perfil investidor é algo extremamente importante, pois cada pessoa tem uma tolerância ao risco diferente da outra. E definir qual é o seu objetivo, como por exemplo: comprar um carro, uma casa, fazer uma viagem ou até mesmo ganhar o seu primeiro milhão.

Existem três tipos de perfis de investidores:

  • Perfil conservador: são pessoas que evitam se arriscar e não querem perder dinheiro em uma situação de crise. Para esse tipo de pessoa, o ideal é aplicar na poupança e nos fundos de renda fixa, pois eles têm uma boa rentabilidade e baixo risco;
  • Perfil moderado: é aquele tipo de pessoa que está disposta a arriscar, mas não muito. Precisa ter certa estabilidade. O melhor para esse investidor é diversificar – investir em fundos de renda fixa e no mercado de ações é o mais interessante para este perfil;
  • Perfil agressivo: É quem não tem medo de arriscar e pode investir muito, pois, mesmo que tenha algum prejuízo, não vai comprometer seu patrimônio. Comprar e vender ações na Bolsa de Valores é um investimento de risco, ideal para esse perfil de investidor.

Para cada perfil, há um tipo de investimento adequado. O ideal é aliar a rentabilidade do investimento à sua necessidade. Vejamos alguns tipos de investimentos:

Caderneta de Poupança: é o tipo de aplicação mais tradicional, ideal para quem está começando, especialmente para as pessoas de perfil conservador. Tem uma rentabilidade bastante modesta, mas é um investimento seguro.

Mercado imobiliário: É um investimento que está em alta nesse momento. O interessado compra um imóvel na planta e o vende por um valor mais alto quando fica pronto, dada a valorização natural do empreendimento. Outras pessoas preferem locar o imóvel e viver dos rendimentos gerados pelo aluguel. É um investimento de rentabilidade média, mas seguro. Indicado para as pessoas de perfis conservador e moderado.

Fundos de Renda Fixa: são os Títulos da Dívida Pública (Tesouro Direto) e os CDB’s, que são os certificados do banco (assim como o Tesouro Direto é do governo), tem baixo risco e uma boa rentabilidade, que é melhor que a da poupança. É indicado para as pessoas de perfis conservador e moderado.

Mercado de Ações: É o melhor investimento para as pessoas de perfil agressivo, pois possui alto risco e alta rentabilidade, dentre os outros investimentos.

Risco e Retorno da Aplicação

Depois de escolher o melhor investimento para o seu perfil e de acordo com os seus objetivos, o investidor precisa ter atenção com o cenário econômico, pois, se você investe em ações, poderá ter perdas significativas. Enquanto isso, um investidor conservador não perde nada, porém, passa a ter ganhos menores em um cenário não-favorável.

Bom, mas antes de se aventurar em qualquer tipo de investimento, é importante que você tenha em mente que é essencial se organizar financeiramente, ter controle sobre seus gastos, ou seja, ter uma vida financeira saudável. Este passo é importante para quem pretende se tornar um investidor. Já para quem tem uma boa situação financeira e gosta de arriscar em ações, por exemplo, é importante ressaltar que deve-se ter um timing, pois nesse tipo de investimento, a pessoa deve saber a hora de vender e de comprar, para que seu investimento seja rentável e os prejuízos, mínimos.

Por Danielle Batista

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *