Como ganhar mais com meus investimentos?

Carlos, de Santos (SP), pergunta:Mantenho alguns investimentos em um banco, mas gostaria de conseguir mais deles. Alguém conhece alguma boa opção para ganhar 3% ou 4% a.m. com investimentos financeiros, pois a caderneta de poupança rende-me somente 0,5% a.m. E então, como ganhar mais com meus investimentos?

Resposta:Carlos, você precisa lembrar que os ganhos dos investimentos estão associados a três fatores: quantidade, tempo e risco. Isso significa que quanto mais dinheiro você aplicar, maiores serão as taxas de retorno, da mesma forma que quanto maior o tempo que o seu dinheiro passar investido ou maior o risco assumido, maior poderá ser o retorno. Sendo assim, a melhor forma para conseguir ganhar mais sem arriscar-se é escolhendo opções com maior retorno para montantes maiores e mantidos por maior tempo (geralmente dois anos). Caso você não goste dessas opções ou não tenha tanto capital assim para investir, só restará uma outra alternativa: investir em opções mais arriscadas.

Vale lembrar que, como o próprio nome diz, opções mais arriscadas poderão tanto render-lhe um bom dinheiro como gerar-lhe um grande prejuizo! Diferente das opções de renda fixa que estão atreladas a índices que são geralmente positivos (isto é, fazem seu dinheiro crescer gradualmente), investimentos em renda variável não são atrelados a um índice e por isso podem crescer ou diminuir muito mais rapidamente.

Sendo assim, o primeiro passo é saber se deseja e quanto pode arriscar de seu dinheiro. Muitos se dizem dispostos a arriscar, mas então desesperam-se no primeiro momento em que vêem seu dinheiro indo “por água abaixo”. Para evitar tal tipo de problema o melhor é estar bastante informado sobre o tipo de investimento em renda variável que deseja realizar, pois diferente dos investimentos em renda fixa, onde o rendimento não depende tanto do conhecimento e experiência do investidor, quando o assunto é investimentos em renda variável, você precisa ter um bom domínio do tipo de mercado financeiro em que irá atuar. Quem optar por mercado de ações ou mercado forex, por exemplo, precisa dominar tanto quanto for possível os conhecimentos de tais mercados.

Mesmo assim, não se intimide – investir sempre é a melhor coisa que você pode fazer com seu capital a fim de fazê-lo prosperar, seja investir em mercado imobiliário, investimentos financeiros etc. E sucesso para você!

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *