Como fazer uma boa negociação – Técnicas de negociação

E então, ainda está treinando as suas habilidades de vendedor negociador? Conseguiu negociar algo com seu(a) esposo(a), filhos ou com o vendedor da lojinha da esquina? Se sim, parabéns, sua evolução no Curso de Técnicas Vendas e Negociação está muito avançada (mas isso não quer dizer que você não precisa terminar o curso, pois pode apenas ser uma sorte passageira, rs) ; mas se não, não se desespere porque ainda falta muita coisa para aprender sobre esta área e haverão diversos artigos para te ajudar, assim como o de hoje sobre Como fazer uma boa negociação – Técnicas de negociação. Preparado para ir para as técnicas? Então vamos lá.

Essas técnicas estão diretamente ligadas às fases de uma negociação. Assim, a principal técnica a ser utilizada em uma negociação é saber passar por todas as fases dela, tendo paciência e utilizando as habilidades (ou se preferir, técnicas) necessárias no momento certo.

Desta forma, em cada estágio de uma negociação é preciso seguir alguma técnicas. Antes de negociar, por exemplo, é o momento de fazer seu planejamento e se preparar para a negociação. Como? Identificando qual o seu objetivo principal, sabendo com que irá negicar (quando possível), analisando todos os rumos que a negociação poderá chegar até que possa chegar em seu objetivo e tendo sendo uma visão ampla da situação.

Depois de planejar, quando chegar o momento da negociação, saiba transmitir um ar de confiança e tente captar isso do seu negociador também. Não esqueça de controlar suas emoções, pois elas podem te ajudar ou atrapalhar nesta hora. E jamais deixe de ser gentil e elegante com seu negociador. A principal dica nesta hora é achar um objetivo comum entre ambos para que os dois saiam satisfeitos. Tentar “se dar bem em cima dos outros” não é a melhor forma de fazer uma boa negociação. Lógico que queremos sempre uma vantagem e a buscamos com estas técnicas, mas sendo sempre da melhor forma.

Quando conseguir chegar a este objetivo comum, seja direto e sucinto para mostrar a sua posição e tente sempre conseguir um pouco mais na conversa. Caso receba alguma proposta, não a responda imediatamente e peça um tempo para avaliar (ou nem mesmo peça e vá tentando obter mais informações e tirar dúvidas enquanto reflete).

Depois de chegar neste nível, a melhor técnica que pode usar é fornecer algumas informações a fim de ganhar confiança e conseguir outras informações também. Lógico que você deve decidir na fase de planejamento quais as informações que poderá revelar e não serão as mais confidenciais, mas para conseguir informações que ajudem a chegar em um acordo bom para ambos será necessário dar um pouco de informação também.

Explore fazendo perguntas como e se…, o que você acha se…, no meu lugar o que você faria, etc. e não feche nada que seja apenas um pouco vantajoso sem pensar muitas vezes antes. Muitos negociadores perdem grandes chances por terem pressa de fechar uma negociação e uma das grandes técnicas de uma negociação é a paciência de deixar que cada fase aconteça em seu tempo e você use as habilidades necessárias no momento certo.

Para concluir sua negociação, reveja sempre o que foi proposto, faça mais perguntas se for necessário, escreva tudo que foi conversado para não se esquecer de nenhum ponto importante e feche um acordo vantajoso. Ao final, peça para que o outro negociador também assine o acordo para que não haja chances de ocorrer imprevistos e dele mudar de ideia em outro momento. Infelizmente, é uma parte importante e não deve ser esquecida, pois senão as partes anteriores não servirão de nada.

Fechado o acordo, não saia correndo. Proponha um lanche, almoço, jantar ou apenas um cafézinho para estreitar o relacionamento e dar uma fama de bom negociador, além de ajudar com que a outra pessoa continue sentindo firmeza no acordo. Nunca se sabe se precisará negociar com ele novamente em outro momento.

Viu como na verdade as técnicas de negociação não passam de dicas simples para fazer uma boa negociação? Para isso não é preciso decorar nenhum manual ou ficar dias acordado pensando em uma ótima estratégia, pois a melhor técnica é trabalhar dia a dia estas habilidades e se tornar um ótimo negociador.

Por Jeniffer Elaina

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *