Como criar um site grátis

Ter acesso à internet está cada vez mais importante e criar um site é a melhor forma de ter o seu próprio espaço no mundo virtual. Isso porque um site é um conjunto de páginas que tem links entre si e também entre outros sites. Mas como criar o meu próprio site? Conheça aqui dicas de como criar um site grátis.

Um site, normalmente, tem a função de representar uma empresa, um projeto, um produto, entre outros, onde fornecem informações, contatos e novidades sobre determinado assunto. Então, cada vez mais pessoas estão utilizando esse recurso, seja pela necessidade de fazer um site do seu negócio próprio ou pela falta de recursos para a contratação de profissionais.

Não é segredo que os recursos para fazer sites grátis não faltam e mesmo com as devidas ferramentas disponíveis, são vários os desafios e as dúvidas que aparecem. E quando falamos de sites gratuitos, é de sites bem simples que falamos, criados através de ferramentas que estão disponíveis na internet para quem não possui recursos para contratar um web designer para criar um site profissional.

É importante deixar bem claro que todo o site tem, pelo menos, um custo de manutenção e esse valor é pago anualmente, servindo para renovar os serviços de manter o site no ar. Mas, por onde começar a criar o site? Conheça primeiro tudo o que você vai precisar para fazê-lo:

  • Ter uma hospedagem, onde serão colocados os arquivos do site;
  • Ter um domínio ou seja, endereço do site;
  • O site em si – os arquivos HTML, imagens, PHP, bancos de dados, entre outros, que vão exibir o seu conteúdo.

E o que é hospedagem de site?

Quando uma pessoa acessa o seu domínio, seus arquivos serão exibidos no navegador do usuário e para que isso aconteça, os arquivos precisam estar disponíveis em um computador para que sejam baixados a qualquer momento. Então, este computador é o servidor e também a empresa que dispõe a você o serviço: a provedora da hospedagem.

São várias as empresas de hospedagem, tanto nacionais quanto internacionais e cada uma delas dispõe de diversos planos com recursos para manter e gerenciar os acessos ao seu site e os arquivos.

E o que é e como registrar um domínio?

O domínio é, basicamente, o endereço de um site. É o nome pelo qual as pessoas vão acessa-lo, ou melhor, é aquele que é digitado no navegador. E para que o domínio exista, é importante que você registre-o, compre um domínio que ainda não seja usado.

E para ter domínios terminados em “.br”, a entidade que é a responsável é o Registro.br. Para tê-lo, basta acessar o site e buscar um nome de domínio que esteja disponível, então, é só pagar. O valor atual é de R$ 30,00 para fazer o registro anual, mas é possível também realizar o registro por meio de empresas que vão intermediar o registro com o Registro.br.

Mas se o domínio for internacional, sem a indicação do país no final como, .com, .net ou .org, esse registro pode ser feito de vários outros sites, tanto nacionais como internacionais. Então, o valor fica R$ 15,00, mais ou menos.

Porém, existem diversas plataformas para a criação de sites que são gratuitos e, ao criar um site, você ganhará o domínio grátis, subdomínio ou filho do domínio do site, por exemplo: oseusite.odominiopai.com. Para este caso é cobrado o registro do domínio que fica vinculado ao domínio que fornecer esse serviço. Dica: escolha um nome fácil para o seu domínio, assim, o seu público conseguirá memoriza-lo e o encontrar facilmente nas buscas.

Qual a melhor ferramenta para criar um site grátis?

Existem muitas ferramentas para criar um site que envolve pouca ou nenhuma programação nesse processo. Mas vale saber que algumas dessas ferramentas oferecem poucos recursos, ideais para leigos. Outras porém, abrem possibilidades para quem quiser aprofundar-se no desenvolvimento e ainda servem como ferramenta para o aprendizado.

Existem dois tipos entre as ferramentas: ferramentas de criação online com domínio e hospedagem já inclusos que são mais rápidos de criar, porém, são limitados e vinculados ao provedor de serviço; criar um site através de um CMS (Content Management System – Sistema Gerenciador de Conteúdo) que tem sua própria hospedagem e domínio, mas que exige um pouco mais de trabalho.

Saiba como criar um site no WordPress/Blogger.com

Tanto o WordPress quanto o Blogger são ferramentas muito conhecidas e as mais usadas para fazer blogs, sites e portfólios. Ambas são gratuitas e muito fáceis de manusear, dando possibilidade de colocar um blog no ar, mesmo sem ter conhecimentos em PHP e HTML. Entenda como cada uma delas funciona.

O WordPress é uma plataforma dedicada a blogs, inicialmente, mas nos seus 10 anos de desenvolvimento ele já evoluiu para uma ferramenta bem mais completa, o que permite a criação de sites muito bons. Ela é amplamente utilizada no mundo inteiro e isso por ser muito estável e prática.

O Blogger é um serviço do Google e nele é possível criar um registro de domínio no próprio site. É conhecido por ser bem mais simples de criar e de gerenciar do que o WordPress, pois permite a inclusão de anúncios do Google Adsense, mas em contrapartida, as funções do Blogger são bem limitadas e não dispõe de possibilidade para a melhoria com a instalação de pluggins.

Agora, saiba que criar um site WordPress, além de ser gratuito, é muito fácil de mexer, mas isso desde que você mantenha com a sua configuração padrão. Isso porque ele pode ter recursos encontrados apenas em blogs, como o feed e a seção de comentários.

Fora isso, é possível expandir suas funcionalidades com o uso de templates e plugins específicos. Sem contar que existem milhares de templates que são oferecidas de forma gratuita.

E como o WordPress é um sistema que utiliza banco de dados para armazenar as configurações e páginas e trabalha com linguagem PHP. Então, é necessário que seu servidor suporte estes requisitos.

Criar um site com o Blogger.com, você tem diversas vantagens como, por exemplo, a isenção de mensalidades e taxas. Isso sem falar que o seu site estará hospedado nos servidores do Google.

Veja como criar um site no Weebly

O Weebly é um serviço de criação de sites gratuitos e qualquer pessoa pode fazer o seu próprio site sem ter que saber de HTML. A criação é feita online, em português e não precisa fazer a instalação de nenhum software.

No registro você terá que fornecer um nome, uma senha e um e-mail e após, clicar no botão “Sign Up”. Então, é só escolher o titulo para o site e selecionar o tipo dele. Esse processo é bem simples e tudo é feito com operações bem fáceis de arrastar elementos e soltá-los em cima do layout do site.

Com mais de 100 modelos de layout para escolha, o Weebly permite que você visualizr cada um e mesmo após você ter escolhido um modelo, você poderá mudar a qualquer momento e optar por outro modelo.

Através do Weebly, sobre o seu site existe uma barra superior que tem vários elementos que você poderá adicionar ao seu layout. Esse processo consiste em arrastar cada um para cima do seu site. Conheça alguns:

  • Elementos de imagem
  • Formulário de contato
  • Elementos de texto
  • Elemento que divide a área do site por colunas
  • Elemento HTML
  • Elemento destinado a anúncios do Adsense (onde 50% dos anúncios são seus e os outros 50% são do Weebly)

Outros recursos disponíveis de multimédia:

  • Galeria de fotos
  • Google Maps
  • Apresentação de slides (slideshow)
  • Vídeos do Youtube

Cada um dos elementos acima é colocado em seu site na localização que você escolher e poderá ser rearranjado para uma nova disposição. Essa facilidade em que se podem organizar todos os elementos acima é uma das grandes vantagens que o Weebly dispõe.

Viu como é fácil criar um site grátis?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *