Como conseguir vendas pela web

Serviços e produtos são cada vez mais mais comercializados na web e vem crescendo de forma significativa atualmente. Isso faz o interesse de quem quer vender ficar mais aguçado.

Em 2010, a comercialização pela Internet cresceu 40%, de acordo com o E-bit. Esse mercado deve crescer em torno de 30% neste ano, faturando aproximadamente 20 bilhões de reais.

O principal motivo para o crescimento desse setor é a confiança maior do internauta na idoneidade do serviço de comércio eletrônico. Há alguns anos atrás, as pessoas não tinham tanta confiança no e-commerce, o que impedia o desenvolvimento desse setor.

Para quem quer vender pela web e conseguir uma grana extra, deve saber e entender como é que esse negócio funciona.
Para cada tipo de venda, a estratégia é diferente, mas no geral, existem alguns passos que podem ser seguidos por qualquer pessoa que esteja interessada em e-commerce.

1. Planeje sua venda

Só escolher os produtos e fazer um site de venda não é o suficiente. Bem que poderia ser fácil assim, mas fazer e-commerce requer tanto planejamento quanto uma loja física.

Pensar e planejar as suas vendas é determinar corretamente qual será seu ramo de trabalho, qual será seu público e como atraí-lo para seu site, entre outros. Por esse motivo, é importante que você pesquise no curso de Análise da Viabilidade de um Negócio Online e veja se o seu negócio vale a pena e planeje tudo antes mesmo de iniciar seu trabalho.

2. Organize os seus pensamentos

Organizar as suas idéias é importante antes de começar qualquer coisa e analisar bem o que você quer vender. Negociar serviços ou fazer a venda de produtos? É de extrema importância que você pesquise esses dois segmentos e analise o que mais se encaixa em seu perfil. Caso você já tenha planejado tudo relacionado ao assunto, seguramente já possui as respostas para todas as nossas questões, mas se ainda não o fez, é hora de começar a planejar as suas vendas pela web.

3. Analise a sua plataforma de venda

É um período muito embaralhado, onde é preciso ter sabedoria para fazer a escolha correta. São várias nuances para quem quer vender pela internet, e é importante que você pesquise e identifique qual delas é a melhor para você. As diversas plataformas se diferenciam no modelo de trabalho de cada uma delas:

Gratuitamente

Neste formato, a plataforma de trabalho pode ser conseguida de forma gratuita. Para os interessados, saiba que é preciso ter ao seu lado uma pessoa que fale inglês fluente para lhe ajudar.

Trabalhar com comissões sobre as vendas

É o melhor para quem está ainda no começo, pois você só vai pagar por aquilo que vender, nada mais. Mas lembre-se de calcular o valor dessa despesa sobre o valor de sua mercadoria.

Tem várias plataformas que trabalham assim, sendo uma desvantagem a falta de um espaço de trabalho individual e de um layout, mas tendo como vantagem a boa e vasta divulgação de seu negócio.

Correções mensais

Se trata de plataformas de trabalho já estabelecidas, que vêm prontas para serem comercializadas e você só precisa arcar com um valor, pago mensalmente, para utilizar de todos os recursos disponíveis pelo sistema. Essa modalidade de negócio é bem diversificada, por esse motivo você deve analisar bem todas as opções disponíveis antes de escolher a sua.

Desenvolvimento Exclusivo

É uma modalidade de trabalho formada em informações de um profissional especializado neste tipo de trabalho. Neste tipo de trabalho, o investimento é mais elevado, porém permite fazer um negócio 100% personalizado.

4. Logística

Caso você pretenda vender algo, seu cliente vai querer receber o produto em casa na data acertada, concorda? É disso que se trata a logística no e-commerce, necessária porque não existe a loja física onde o cliente possa ir pessoalmente buscar o produto.

Então você deve fazer a escolha certa de seus fornecedores, se vai precisar de fazer um estoque de seus produtos e qual será o prazo estipulado para a entrega deles ao consumidor. Mas essa é uma opção que varia de pessoa para pessoa, pois depende muito do negócio que será escolhido por você.

5. Invista em divulgação e parcerias

É necessário que você tenha em mente que a sua loja é um endereço virtual e, por isso, ela precisa ser divulgada para que os consumidores possam conhecê-la. Para chegarem até ela, seus clientes precisam ser estimulados a isso de alguma maneira.

Para te ajudar nessa tarefa, existem diversas ferramentas de marketing digital, a fim de divulgar seu negócio. As parcerias com blogs também são excelentes formas de divulgação para quem está ainda no começo.

Claro que para realizar vendas pela internet é necessário se utilizar de muitas outras estratégias, que podemos abordar posteriormente caso seja interesse de nossos leitores.

Lembrando que divulgar seu produto aos seus amigos é importante, mas não é o único fator que determina o sucesso de sua loja virtual; Vender pela internet, como todo negócio, exige muita estratégia, planejamento e disciplina.

E você, amigo leitor, quer começar o seu negócio pela internet? Então coloque a mão na massa e boa sorte!

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. Tiago says:

    Parabéns pelo post. Sem dúvida, estas dicas são uma mais-valia para todos os que estão a pensar construir uma loja online. Obrigado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *