Como abrir uma microempresa?

Ter seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas que possuem um espírito empreendedor. Para isso, na maioria das vezes, você deve começar debaixo, a não ser que já entre como sócio em algum negócio existente. Veja como abrir uma microempresa é realizar o seu sonho.

Algumas providências na abertura de uma microempresa vão depender muito do tipo de negócio que vai abrir, mas há providências gerais que devem ser tomadas em qualquer segmento.

Documentação para abrir uma microempresa

Infelizmente, para quase tudo há burocracia e para abrir uma microempresa não seria diferente. Porém, a vantagem de ser uma pessoa jurídica é muito grande e abre diversas portas, o que acaba valendo a pena. Veja os documentos principais:

Registro na Junta Comercial

A primeira coisa que deve fazer para abrir uma microempresa é o registro na Junta Comercial da cidade, que funciona como uma certidão de nascimento de seu negócio.

Depois de realizar o registro, o proprietário recebe o número de identificação do registro da empresa, também chamado de Nire, que nada mais é do que um carimbo ou uma etiqueta.

Os documentos necessários para esta primeira fase são:

  • Contrato social com o objetivo da empresa e descrição dos sócios (se houver) em três vias;
  • CPF e RG de cada sócio existente junto com as cópias autenticadas;
  • Ficha de Cadastro Nacional, chamada também de FCN, modelos 1 e 2;
  • Requerimento padrão;
  • Pagamento das taxas exigidas pelo Darf.

Obtenção de CNPJ

Com o Nire em mãos, chegou o momento de obter o seu CNPJ, que nada mais é do que o número do RG de uma empresa.

Para conseguir o CNPJ da microempresa, você deve fazer a solicitação pela Internet através do link da Fazenda (www.receita.fazenda.gov.br).

Os documentos necessários para esta fase de abertura são diversos e devem ser enviados por Sedex ou entregues no endereço indicado. A resposta chega pela internet.

Obtenção do Alvará de Funcionamento

O Alvará de Funcionamento é a permissão da Prefeitura para que seu estabelecimento possa funcionar normalmente. Mesmo que não haja atendimento ao público, você deve estar em dia com esta documentação.

Para consegui-lo é necessário ir até a Prefeitura e levar os documentos necessários. De forma geral, os mais importantes são:

  • Consulta de endereço aprovada;
  • Cópia do Contrato Social;
  • Cópia do CNPJ;
  • Formulário da Prefeitura devidamente preenchido;
  • Laudo de Vistoria, quando o estabelecimento precisar.

Obtenção da Inscrição Estadual

Geralmente, será feito na Secretaria Estadual da Fazenda, mas há vários estados onde, ao obter o CNPJ, você já consegue sua Inscrição Estadual.

Quem já possui um escritório de contabilidade para providenciar a documentação, não precisa se preocupar, mas é sempre bom entender sobre o assunto.

Planejamento para abrir uma microempresa

Lógico que a documentação e parte burocrática é necessária para realizar as negociações do seu empreendimento, mas o planejamento é essencial ao abrir uma microempresa. Sem planejar, não adianta ter um CNPJ que não terá nenhum tipo de sucesso, então não pule esta etapa jamais.

São muitas as partes importantes do planejamento, mas montar um Plano de Negócios e um Plano de Marketing está entre as principais.

Estes documentos mostrarão quais os objetivos de sua empresa de forma mais clara, facilitando até mesmo para que você consiga alcançá-los com mais sabedoria.

Além dos objetivos, as etapas necessárias de planejamento com ações, o que irá precisar para o negócio, quantas pessoas irão trabalhar com você, quanto irá gastar, quanto irá ganhar (afinal, esta é a parte que todos os novos empreendedores se preocupam), como irá divulgar seu negócio, etc. estarão nestes documentos.

Veja como fazer um Plano de negócios – parte 1, parte 2 e parte 3

Veja como fazer um Plano de Marketing

Só isso? Não…Realmente isso é uma pequena parte de como abrir uma microempresa, pois as etapas são diversas e é preciso analisar bastante o negócio e as chances de dar certo ou não.

Porém, estas etapas são as principais e levarão às demais, que também são importantes, até que sua microempresa esteja caminhando sozinha e com bastante sucesso.

Na verdade, como abrir uma microempresa envolve muito mais do que burocracias, ela vem primeiro com o espírito empreendedor de quem quer ter seu negócio próprio e busca sucesso em sua carreira profissional.

Por Jeniffer Elaina

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *