Cinco passos para trabalhar pela internet

Interessado em mudar completamente sua rotina e começar a trabalhar pela Internet? Bem, vamos então às cinco dicas que você não pode se esquecer!

Você pega dois ônibus para chegar até o trabalho ou fica preso no trânsito por mais que uma hora todos os dias e chega em casa às 20:00. Exausto, liga a TV e ouve notícias sobre mais pessoas sofrendo devido ao stress em ambientes de trabalho inóspitos, ao trânsito caótico ou por tantos outros motivos. Não é de se espantar que muitas pessoas encaram o trabalho como um tipo de “punição”, um castigo ao qual se submetem para ter o seu ganha-pão.

Então, eis que lhe surge uma ótima ideia: por que não trabalhar pela Internet, de sua própria casa? Simples, não?

Bem, não tão simples assim, por duas principais razões:

  • Nem todos os tipos de trabalho podem ser executados pela Internet enquanto que outros, apesar de serem possíveis, muitas vezes não é permitido pela empresa, pondo o empregado numa situação muito difícil;
  • Trabalhar pela Internet, de sua própria casa, não é também um paraíso, exigindo muita disciplina – muito mais do que em um ambiente isolado de sua casa – uma vez que o número de distrações é muito maior!

Tim Ferriss, autor de Trabalhe Quatro Horas Por Semana, explica que você pode conseguir isso, desde que saiba negociar com seu chefe ou superior a fim de fazer alguns testes, como permitir-lhe trabalhar um dia na semana em casa, e assim avaliar o desempenho. Claro que isso não é tão simples assim, necessitando de muitos testes e negociações para chegar a um acordo que lhe permita cada vez mais trabalhar em casa.

Mas nosso objetivo aqui não é citar o “como convencer seu chefe a deixá-lo trabalhar pela Internet” ou “quais tipos de negócios podem ser feitos a partir de sua casa”, mas sim mostrar-lhe cinco passos, ou melhor, cinco regras que você deveria atentar-se quando trabalhando em casa, conseguindo assim o máximo de desempenho e, consequentemente, seu sucesso profissional.

Passo #1 – Tenha um ambiente de trabalho bem planejado

Já falamos várias vezes aqui no blog a respeito da importância de planejar bem o seu ambiente de trabalho, o seu home office. Você pode acreditar que “qualquer cantinho com um computador é suficiente”, mas pode ter certeza de que, quando falamos em produtividade e resultados, planejar bem o seu espaço é, sem dúvida, uma das coisas mais importantes que você pode fazer.

No título desta seção já incluí o link para um artigo nosso onde você terá todas as informações necessárias, mas basicamente o que você precisa para ter um bom ambiente de trabalho é:

  • Um local isolado, tal que sua família não possa atrapalhá-lo, e confortável, uma vez que você passará muitas horas nele;
  • Todos os recursos (equipamentos, papeis, etc.) necessários à sua disposição, evitando que você precise interromper seu trabalho trabalho e sair de seu escritório para pegar algo em outro canto da casa;
  • Definir muito bem seus horários de trabalho, o que ajuda a evitar que o seu trabalho interfira em seu convívio familiar e vice-versa.

Passo #2 – Evite interrupções desnecessárias

Sua esposa ou marido bate à porta para contar-lhe algo engraçado que aconteceu. Que ótimo, mas, se você está em seu horário de trabalho e deixar isso acontecer frequentemente, isso prejudicará e muito suas atividades.

Quando eu precisava trabalhar pela Internet na casa de meus pais, muitas eram as interrupções (e você pode ter certeza disso, já que éramos sete pessoas a morar lá!). Ao mudar-me para outro lugar com minha esposa e meu filho, as interrupções reduziram bastante, mas não foi um processo fácil: meu filho fica em um “hotelzinho” durante todo o dia e minha esposa já se acostumou a falar comigo geralmente quando é necessário (ou quando eu saio do escritório, momento em que a conversa é livre 🙂 ).

Se você não conseguir controlar as interrupções, a qualidade de seu serviço cairá e isso pode colocá-lo em uma situação muito ruim! Evite isso ao máximo!

Passo #3 – Saiba organizar seu espaço e seu tempo

Neste exato momento, há cerca de cinco livros, uma agenda, uma filmadora, 6 revistas, um mouse, duas canetas, uma lapiseira, uma pasta, uma pilha de papeis e um notebook sobre a minha mesa – é, isso não é o melhor exemplo de como organizar o seu espaço, mas acontece que hoje é “dia de faxina”, isto é, dia em que arrumo as coisas em meu escritório – já joguei vários papeis e passei tudo que é importante da agenda 2010 para a agenda 2011, de tal forma que posso livrar-me da antiga agenda. Bem, agora sim estamos vendo um pouco de organização do espaço. 🙂

Cuide do seu ambiente de trabalho da melhor forma possível a fim de que sempre possa encontrar facilmente tudo o que precisa e, assim, não sinta aquela frustração por olhar ao redor e pensar “onde estão aqueles documentos que guardei outro dia?”.

Até algum tempo atrás, usava pastas de papelão para organizar cada tipo de papel a ser guardado, com o tempo, percebi que era um pouco difícil procurar entre aquelas pastas e passei a usar uma dessas caixas que armazenam dezenas de pastas classificadoras – isso tem ajudado um bocado!

Já quanto ao tempo, nem é necessário falar muito não é? Nós temos um dia de 24 horas – nem mais, nem menos. Se não souber organizar-se corretamente, perceberá todo o tempo esvair-se sem conseguir concluir suas tarefas diárias. Este não é um assunto muito comentado no Clube do Dinheiro, mas em nosso outro blog, o Giga Mundo, escrevemos um artigo chamado Administre melhor o seu tempo, que pode lhe ser muito útil!

Ah, e compre uma agenda! Exceto se você tiver um BlackBerry ou outro tipo de smartphone com um bom sistema agendador, você deveria ter uma agenda impressa (não valem programas de agenda no computador, pois não podem ser consultados facilmente quando se está longe dele!).

Passo #4 – Saiba como você quer alcançar o sucesso

Trabalhando pela Internet, o que seria o sucesso para você? Atender um grande número de clientes? Ter um vasto império de blogs e websites? Ser a loja virtual mais procurada? Saiba como você quer alcançar o sucesso e trace sua meta até isso!

Veja bem, os passos para desenvolver todo e qualquer negócio podem ser explicados pelo clássico PDCA, o ciclo de Planejamento (Plan), Execução (Do), Verificação (Check) e Atuação Corretiva (Act). Sendo assim, tendo o seu objetivo em mente e, utilizando-se de tal ciclo para quebrá-lo em objetivos menores, metas mensuráveis a serem alcançadas, você estará no rumo certo!

Passo #5 – Otimização, automação e delegação de tarefas!

Uma vez que você já conhece muito bem a tarefa ou conjunto de tarefas que deve desempenhar, vem agora os três próximos passos para uma alta produtividade:

  • Otimização – refere-se à necessidade de compreender qual o melhor jeito possível para executar aquela tarefa com o mínimo de recursos possíveis e com a melhor qualidade possível. Otimizar o processo pelo qual você executa uma tarefa deveria ajudá-lo a reduzir custos em dinheiro ou desperdício de tempo;
  • Automação – refere-se à necessidade de utilizar-se de tecnologias ou novos processos a fim de reduzir ao máximo o esforço que necessita para executar uma tarefa. Automatizar o processo geralmente traz a você uma grande vantagem de tempo, uma vez que um processo bem automatizado executará sua maior parte (se não ele todo) sem a sua intervenção;
  • Delegação de tarefas (outsourcing) – refere-se à necessidade de delegar certas tarefas que necessitam da intervenção humana a outras pessoas, geralmente buscando um melhor custo ou ganho de tempo. Delegar uma tarefa pode conseguir-lhe maximizar ganhos (por exemplo, quando o valor pago a quem fará a tarefa é o menor que você recebe por ela) ao mesmo tempo em que minimiza o tempo gasto (seu papel passa a ser o de um supervisor).

Bem, com estas cinco dicas ou passos, agora você já pode melhorar e muito a sua produtividade em seus negócios em casa. Se ainda possui dúvidas, você pode conseguir mais informações em nosso curso Como ganhar dinheiro na Internet, claro! 😉

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *