Cinco dicas essenciais para investir

Se você está começando a investir planejando um futuro melhor para sua família ou somente fazer algum dinheiro para uma viagem de férias, isso realmente não importa. Você precisa conhecer os fundamentos sobre investimentos e estar preparado para tomar decisões difíceis em situações difíceis. Eu espero que este artigo possa ajudá-lo a preparar-se melhor.

Dica #1. Mantenha isso simples

Um dos principais problemas das pessoas é que consideram que, para alcançarem bons resultados, precisam de estratégias muito complexas. Bem, quanto mais complexo for seu plano de investimentos, maiores as probabilidades de você não conseguir segui-lo à risca.

O mercado financeiro já é complicado o suficiente, você não deveria complicar isso ainda mais! Talvez você devesse experimentar a tática “um passo de cada vez”, tornando assim seu aprendizado em investir mais lento, porém muito mais efetivo!

Dica #2. Trabalhe por seus objetivos de vida

Muitas pessoas estabelecem objetivos para seus planos de investimentos que não estão em concordância com seus objetivos de vida, o que é um erro. Você se sentirá muito melhor se perceber que seus investimentos estarão, de alguma forma, contribuindo para que alcance seus objetivos.

Quais são seus planos, o que você deseja? Uma viagem? Um carro novo? Quitar o financiamento de seu imóvel? Preparar-se para uma aposentadoria mais confortável? Tenha em mente quais são suas prioridades e trace sua estratégia a fim de cumpri-las.

Dica #3. Faça um plano e siga-o

Um plano pode ajudá-lo a alcançar o retorno que tanto espera, pois em meio aos momentos tempestuosos, você pode ficar confuso, sem saber se deve mudar sua estratégia de investimento, resgatar seu dinheiro ou aplicar ainda mais. Bem, se você tiver um bom plano, elaborado com cuidado e visando esses “e se”, então você conseguirá sair de qualquer “mar bravio” sem problema algum.

Lembrando novamente da dica #1, “mantenha isso simples”, então não precisa complicar demais em seu plano. Somente ponha no papel como você pretende investir para alcançar seus objetivos e quais são as opções nas situações adversas.

Dica #4. Aprenda primeiro, invista depois

E se você quer investir de verdade e não somente arriscar seu dinheiro, então você precisa aprender a investir primeiro. Se você deseja investir em ações, então é bom conhecer o mercado acionário. Se você deseja investir em opções de renda fixa, então é bom conhecer as opções de títulos públicos, certificados de depósito bancário etc.

Se você não sabe investir direito em um tipo de ativo e aplica seu dinheiro nele, você estará mais fazendo uma aposta (e rezando para “ganhar”) do que realmente investindo!

Dica #5. Gaste menos do que você faz

Outra dica interessante é sempre gastar menos do que o retorno financeiro que seus investimentos proporcionam, assim o montante aplicado permanece o mesmo ou cresce gradualmente. Se, pelo contrário, você gastar mais do que o retorno propiciado por suas aplicações financeiras, então você precisará, de alguma forma, cobrir aquela diferença, seja por meio de parte do montante investido, seja por meio do dinheiro em sua conta corrente.

Então, depois de 5 dicas para investir, eu acredito que você tem uma melhor ideia sobre o que você precisa para fazer algum dinheiro investindo. E lembre-se: você pode ter melhores resultados em longo prazo, sempre.

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *