Certificado de Depósito Bancário (CDB) – Sobe ou Desce?

Nos últimos meses, a rentabilidade do Certificado de Depósito Bancário (CDB) tem variado bastante em relação ao esperado em fins de 2008.

Ano passado, os certificados de depósito bancário tiveram um excelente desempenho, principalmente quando comparados aos alcançados pelos fundos multimercado, que sofreram também com a queda dos valores das ações.

Enquanto os fundos e ações caíam, os certificados, principalmente aqueles que utilizam o CDI como referência, mantiveram o seu desempenho, atraindo assim muitos investidores que buscavam fugir das oscilações de mercado.

Entretanto este ano, já começamos a ter alguma queda na rentabilidade dos CDBs, principalmente, se bem me lembro, no mês de março deste ano.

E mais um entretanto: agora, já esboça recuperação, graças à volta de um espírito mais consumista na população, levando os bancos a liberarem mais crédito.

A dança dos números

Percebam como a “dança do CDB” é interessante: com o estouro da crise, outras opções tiveram grande desvantagem, fazendo com que CDBs tornassem-se excelentes opções.

Mas devido à mesma crise, os bancos restringiram bastante as opções de financiamento e crédito, o consumidor esteve mais atento quanto ao que comprava, levando o mercado a sentir ainda mais os efeitos da crise. Agora, o CDB caiu também.

Crédito sendo liberado, consumidor voltando às compras, os bancos precisam de mais dinheiro, o que envolve CDI, logo CDBs com rentabilidade vinculada ao CDI voltam a valorizar-se. E ainda há quem diga que economia é monotonia. 😀

No Brasil, tudo começa a ir bem

O Brasil, assim como diversos países em desenvolvimento (ou “economias emergentes”, se assim preferir), já começaram a recuperar-se da crise, o que reflete como bom sinal os esforços governamentais, bem como o planejamento exercido pelas empresas. Isso está ajudando a pôr “tudo no eixo” e como consequência, podemos esperar maior valorização outra vez de nossos investimentos, não somente dos certificados de depósito bancário, mas também de fundos de investimentos e das ações.

Conclusões?

Quando isso vai estabilizar? Qual será a melhor opção? Ainda é muito cedo para dizer isso. Entretanto, fontes como o AE Investimentos consideram o Certificado de Depósito Bancário como sendo ainda uma boa opção. E quem sou eu para dizer o contrário? 😉

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *