Análise de mercado – teoria

Agora você já sabe qual a melhor oportunidade de negócio online a ser trabalhada. Chegou o momento de analisar o mercado e ver se realmente vale a pena.

Ainda não decidiu a oportunidade? Não precisa se desesperar: se há mais de uma oportunidade que está em dúvida, para saber se vale a pena você deve analisar ambos os mercados separadamente. Quem sabe você acha a resposta de qual é mais viável…

O que é uma análise de mercado

Se você vai abrir um novo negócio, deve fazer as pesquisas necessárias para saber se existe mercado necessário para ele. Existem pessoas que pulam esta parte de viabilidade quando se trata de um negócio online achando que como a Internet está em constante desenvolvimento sempre há espaço para mais um empreendimento.

Metade desta afirmação está correta: na Internet existe espaço para vários novos empreendimentos que possam surgir, mas não deve ser qualquer negócio, e sim o negócio certo.

Para facilitar o entendimento da análise de mercado, podemos dizer que ela é responsável por responder perguntas como:

  • Quem vai comprar o meu produto/serviço?
  • Se eu fosse único neste tipo de mercado, quantas pessoas comprariam os meus produtos/serviços?
  • Qual é a estimativa (em números de consumidores) para a venda do meu produto/serviço em um prazo de aproximadamente cinco anos?
  • Qual a previsão de crescimento deste tipo de mercado para os próximos dez anos? Ele tende a desenvolver-se, continuar na mesma ou encolher?
  • Quais os problemas que posso enfrentar com este tipo de negócio?

Ainda existem muitas outras, mas a idéia principal é essa: conhecer totalmente o mercado que está pensando em investir. Mas como?

Em primeiro lugar… levante a mão direita!

É preciso ser totalmente sincero com você mesmo ao fazer esta análise. Lembre-se que se você omitir ou facilitar alguns dados a fim de tornar viável um negócio online que na verdade não é apropriado, o único a perder será você mesmo.

Então vamos lá: levante a mão direita e repita a você mesmo (que é o maior interessado na história) “Juro coletar todas as informações necessárias para analisar o mercado do novo negócio online que pretendo começar. Não irei em hipótese alguma buscar informações em fontes duvidosas e não omitirei nem esconderei nenhum dado.” Pronto, pode abaixar a mão.

Depois de feita a promessa a si mesmo, vamos coletar as informações necessárias para o seu negócio online.

Como fazer sua análise de negócio online

Para analisar este mercado, é necessário fazer a análise de forças e fraquezas de seu novo negócio, também conhecida como Análise Swot ou Análise Fofa. (comentário de Christiano: Análise Fofa? Eu não consigo me imaginar em uma reunião com vários acionistas, dizendo – “Senhores, fiz uma Análise Fofa e acredito que nossos negócios vão decolar” 🙂 )

Esta análise trata de saber quais as forças e fraquezas que seu novo empreendimento possui e as oportunidades e ameaças que ele está sujeito. Parece complicado, mas você verá que é bastante simples se feito da maneira correta. Vamos lá:

  • Como fazer a Análise Swot de seu negócio online

Faça uma tabela e divida-a em forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, como esta abaixo:

Depois é só começar a preencher as respostas…Você deverá preencher cada parte com as devidas características referentes ao seu novo negócio.

1. Forças

Nesta parte você deve saber quais os pontos fortes do seu negócio. É bom que ele tenha muitos pontos de destaque para se sobressair sobre a concorrência e ninguém melhor do que você, o criador, para conhecer os seus maiores atributos positivos.

Para que possa achar todas essas características, analise seu negócio como:

-Um consumidor que pensa em adquirir o serviço: quais as vantagens que ele vê?

-Um concorrente que possui um serviço semelhante na web ou não: quais os fatores que se destacam em seu negócio que fazem com que ele se sinta ameaçado?

-Como você mesmo: por que meu negócio é tão bom? O que eu tenho de diferente?

Alguns exemplos de forças em negócios online são:

-Inovação

-Baixo investimento

-Serviços gratuitos

-Agilidade em entregas

-Entregas grátis

-Grande público

E diversas outras características que considera um destaque e uma vantagem competitiva.

2. Fraquezas

Neste momento você deve lembrar-se do seu juramento de “dizer sempre a verdade, nada mais que a verdade” porque se trata de enumerar os pontos fracos de seu negócio.

Muitas pessoas preferem omitir informações nesta parte para que seu empreendimento não possua pontos fracos, e por esse motivo a Análise Swot não funciona da maneira correta fazendo com que essas fraquezas nunca deixem de existir.

Seja sincero com você mesmo, assim como quando falou suas forças e responda pelos três pontos de vista:

-Um consumidor que pensa em adquirir o serviço: quais os pontos que fazem com que ele possa desistir de fechar o negócio?

-Um concorrente que possui um serviço semelhante na web ou não: quais os fatores que se destacam em seu negócio que fazem com que ele se sinta em vantagem?O que o meu concorrente possui que eu não possuo?

-Como você mesmo: O que eu tenho que aprimorar? O que faz com que eu possa me sentir ameaçado?

Alguns exemplos que podem ser incluídos nesta parte são:

-Poucos produtos/serviços a venda

-Frete caro

-Demora na entrega de produtos

-Falta de funcionários para facilitar as vendas

-Ausência de um serviço de atendimento ao consumidor para resolver eventuais problemas

-Produtos sem garantia ou com garantia baixa

E ainda muito mais, o que vale é escrever tudo sem esconder nenhuma informação.

3. Oportunidades

As oportunidades, assim como as ameaças, não devem ser analisadas da mesma maneira que as forças e fraquezas de seu negócio, pois estão relacionadas com fatores externos.

A pergunta chave para fazer neste momento da análise é: Olhando para o mercado atual, quais as oportunidades que meu negócio possui dentro dele?

Tratando-se de um negócio online, já existe a oportunidade de desenvolvimento, visto que os negócios online estão se expandindo e ganhando mais espaço, mas só isso não é suficiente para sua análise. Você deve avaliar se o ramo do SEU negócio possui oportunidades e dizer quais são elas.

Exemplos comuns são: se seu site vai trabalhar com venda de produtos, ele pode ter um espaço de venda de publicidade? E assim você utiliza a imaginação e avalia todos os pontos externos.

4. Ameaças

Última parte de sua análise e assim como a avaliação das fraquezas, não deve omitir nada. Aqui estão os fatores externos que podem prejudicar o seu negócio.

Em um negócio típico, uma ameaça que pode existir é a venda em lojas físicas, a pronta-entrega, em alguns produtos. O seu se encaixa nesta ameaça ou não?

Além disso, existe toda a parte de concorrência externa que pode te ameaçar e diversos fatores que devem ser analisados. Coloque tudo que te ameace.

E então? Já preencheu sua tabela? Conseguiu analisar todo o seu mercado e está ciente do que irá enfrentar pela frente? Continua achando que seu negócio online é viável? Ótimo, mas ainda faltam algumas análises para que você chegue a sua conclusão definitiva. Não perca nossos próximos artigos!

Por Jeniffer Elaina

[Este artigo faz parte de uma série que compõe o curso Análise da viabilidade de um negócio online]

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. admin says:

    E aqui temos mais um artigo de qualidade de Jeniffer! Parabéns, garota! 🙂

    Amanhã, estarei publicando aqui a parte prática, pessoal – vocês não perdem por esperar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *