Análise de marketing, propaganda e publicidade – teoria

Análise de marketing, propaganda e publicidade – teoria

Se seu negócio é online, nada melhor do que divulgá-lo utilizando as diversas ferramentas online que fazem parte do marketing digital e que ajudarão na propaganda e publicidade de seu negócio.

Por que fazer a análise do marketing digital para o meu negócio online?

Se você pensa em abrir o seu negócio online é porque já tem consciência do quanto a Internet está influenciando decisões de compras atualmente, então não será preciso desenvolver esse tipo de consciência para que entenda a importância de estar presente no meio online ou ser lembrado e facilmente encontrado pelos consumidores.

Nesta parte o que vale é pesquisar sobre as diversas formas de marketing que poderão ser utilizadas em seu negócio e estudar quais delas apresentam-se mais viáveis para você.

Esta análise também é muito importante porque já poderá mostrar-lhe de quanto será o desembolso para investir em sua propaganda e publicidade. Se você não pretende gastar nada, é o momento ideal de ver se é possível divulgar o seu negócio da maneira correta e totalmente gratuita.

Como utilizar as ferramentas de marketing digital para o seu negócio online

Todos sabem que as ferramentas existentes para divulgar o seu negócio na web são inúmeras, mas há aquelas que apresentam melhores resultados ou então as que se adéquam muito mais ao perfil de seu mercado. Para quem ainda não possui muito dinheiro para investir nesta parte, há aquelas mais baratas (ou gratuitas) e as que demandam maior investimento.

Para ver qual é a melhor para você, é preciso analisar uma a uma a fim de estudar sua viabilidade:

  • E-mail marketing

É importante em qualquer segmento, mas você deve saber utilizá-lo a seu favor e não contra. Nada de enviar inúmeros e-mails por dia, respeite o tempo de cada consumidor. Procure utilizar layouts que chamem a atenção dos seus clientes e jamais utilize spam: fique sempre atento as políticas de privacidade.

  • Redes Sociais

Aqui é preciso uma atenção muito importante: você precisa saber qual a mídia social viável para o seu negócio e ter pessoal competente para administrá-las.

Esta parte precisa de uma pesquisa detalhada e é imprescindível que você já saiba qual será o seu público alvo. Isso porque se o seu público não gosta de ficar postando fotos no Orkut, não há porque dar muita atenção a este canal e sobra mais tempo para concentrar-se em outros.

É muito importante que se tomem alguns cuidados ao lidar com as mídias sociais para que possa utilizá-las a seu favor. Para isso, não disponibilize seu perfil do Twitter, Facebook ou Orkut, por exemplo, se não haverá ninguém para responder aos recados deixados para a empresa. Isso só irá gerar descontentamento do consumidor, e este utilizará a mídia social para falar mal da sua organização.

O ideal é ter alguém apto e exclusivo para cuidar desses canais. Em casos onde a demanda é maior, os profissionais devem ser em maior número, tudo para que o cliente possa ter sua dúvida respondida o mais rápido possível, sem gerar insatisfação. E com isso você pode ganhar alguns créditos com seu cliente que poderá “curtir” a sua empresa ou “retuitar” uma promoção sua.

Uma dica é sempre pesquisar na Internet as novas tendências das mídias sociais para saber se você está investindo da forma correta. Deixo aqui uma pesquisa publicada na Revista Exame, no mês de fevereiro/2011, para poder ajudar neste estudo de viabilidade de mídias em seu novo negócio online:

De acordo com a faixa etária:

Faixa Etária Orkut Facebook
0-17 60% 38%
18-24 14% 18%
25-34 12% 20%
35-44 9% 15%
45-54 5% 8%
55-64 0 1%

De acordo com as atividades:

Orkut Facebook
Fotos Games
Scraps Comentários
Aniversários Mensagens
Comunidades Fotos

É importante frisar que as tendências estão em constante mudança e é preciso sempre estar se atualizando para manter o seu negócio em alta nas mídias sociais.

  • Publicidade online

Neste caso é preciso formar parcerias com sites e blogs que atuam nesta parte de publicidade (gratuita ou não) a fim de ajudar na divulgação do seu negócio.

Para isso também é importante que você possa criar campanhas, sorteios e novidades a fim de despertar o interesse desses sites fazerem a divulgação para você.

  • Google Adwords

Todo mundo já deve conhecer como funciona o Google Adwords ou outros programas similares a esse: você só paga quando recebe um clique.

É importante avaliar se você possui chances de criar uma campanha neste meio e tem os recursos para tal. Lembre-se que o texto contará muito para atrair (ou não) a atenção dos seus potenciais clientes.

O interessante deste tipo de propaganda é que você pode analisar diariamente os progressos e avaliar os retornos.

  • Banners

Esta é uma das técnicas mais antigas de divulgação e deve contar com uma arte que possa chamar a atenção da pessoa para que clique no banner.

Para criar este tipo de propaganda, você deve fazer parcerias com blogs e sites que se relacionem com sua área. Avalie antes todos os custos e retornos para não haver surpresas ou decepções.

As formas de divulgar o seu novo negócio na Internet são inúmeras e cabe a cada um avaliar qual será a mais viável para o seu futuro negócio antes que caia no prejuízo.

O que importa é sempre estar criando chances de ser visto pelos seus potencias clientes e oferecendo diversas opções de interatividade. Aquele modelo padrão de propaganda onde você escreve e o consumidor lê, já caiu de moda. A palavra mágica nesta era da Internet para o seu novo negócio online é inovação!

Por Jeniffer Elaina

[Este artigo faz parte de uma série que compõe o curso Análise da viabilidade de um negócio online]

Quer baixar nosso e-book Manual do Investidor?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *