Análise da concorrência – teoria

Depois de analisar todo o seu mercado, chegou uma parte muito importante em seu novo negócio online: conhecer sua concorrência. Mas é neste momento que surge a clássica pergunta:

Quem são seus concorrentes?

Quando se diz conhecer a concorrência deste tipo de negócio incluem-se tantos os concorrentes online quanto os físicos. É importante reconhecer que todo tipo de empreendimento que seja igual ao seu e possa representar uma ameaça deve estar incluso nesta parte, independente do meio pelo qual ele é vendido.

Eles ainda podem ser divididos em:

  • Concorrentes diretos: oferecem o mesmo tipo de produto/serviço que o seu
  • Concorrentes indiretos: oferecem um tipo de produto/serviço diferente, mas que satisfaz as mesmas expectativas que o seu.

Por que analisar a concorrência?

Assim como é imprescindível você conhecer o mercado do seu novo negócio online, é de grande importância que você conheça sua concorrência para saber com quem você estará competindo e poder traçar estratégias a fim de melhorar o seu desempenho e destacar-se diante das possíveis ameaças.

Entre as maiores vantagens estão:

  • Saber onde seu concorrente está posicionado nos motores de busca e poder posicionar-se acima dele;
  • Ter conhecimentos dos pontos fortes e fracos que seu concorrente apresenta, aproveitando as oportunidades dos pontos negativos e tentando manter vantagem competitiva sobre os pontos positivos;
  • Conhecer o volume de vendas, participação de mercado, influência sobre os consumidores;
  • Saber da história de seu concorrente e analisar se houve uma evolução, se esta foi pequena ou grande, ou se ainda não houve nenhum desenvolvimento.

Cabe lembrar que esses são apenas alguns dos atrativos dessa análise, se eu fosse citar todos, o artigo seria somente sobre as vantagens da análise e acho que ninguém aguentaria ler tanto. Então vamos para a parte que interessa…

Como analisar sua concorrência?

Atualmente, as formas de analisar seus concorrentes tornaram-se muito mais fáceis na era da web. E quando se trata de um concorrente online então, tudo se torna ainda mais simples para quem quer obter informações.

  • Pesquisas em redes sociais

Que tal pesquisar o que andam dizendo dos seus concorrentes? Não existe aquele famoso ditado que diz que “A voz do povo é a voz de Deus”? Nada melhor do que ouvir quem possui alguma experiência para contar. Isso é feito de forma gratuita, mas você precisará de certo tempo e dedicação para alcançar os resultados necessários.

Lembra daquela parte da análise do mercado em que você prometia “dizer somente a verdade e nada mais que a verdade”? Vale aqui também. Não adianta anotar somente o que estão falando de ruim do seu concorrente e não anotar o que é bom. É importante conhecer tanto os pontos positivos como negativos deles, não se esqueça.

  • Pesquisas em sites, blogs e fóruns

Funciona da mesma maneira que a análise das redes sociais, mas aqui é necessário procurar em sites, blogs e fóruns relacionados ao nicho do seu negócio a fim de saber qual a fama do seu concorrente nestes lugares.

Estes tipos de lugares interativos da web estão ganhando cada vez mais força e influenciam consideravelmente a opinião de uma pessoa quando ela pensa em adquirir um novo produto ou serviço.

  • Pesquisas nos buscadores (sites de busca)

Não se prenda somente ao Google, mas pode dar mais atenção a ele, porém é necessário descobrir como seus concorrentes encontram-se posicionados em diversos motores de busca. Mesmo que a maioria utilize o mesmo existe uma minoria que também deve ser explorada.

Como buscar da forma correta é a palavra-chave (sem trocadilhos) para sua análise de concorrência. Você precisa saber as expressões corretas – as famosas palavras-chaves –  que devem ser buscadas de acordo com o público e o ramo do seu negócio.

Quais os maiores perigos de seus concorrentes

Depois de fazer toda a sua análise através dos métodos citados acima e outros que você possa ter disponíveis é o momento de listar tudo que é fator positivo e negativo em sua concorrência.

Os fatores positivos servirão para que você trabalhe melhor estes pontos em seu negócio. Exemplos comuns são:

-Grande quantidade de elogios dos consumidores;

-Uma classificação bastante positiva em avaliações de compras;

-Ótimos lugares nos motores de buscas;

-Números de anúncios em outros sites e blogs elevados.

E muito mais…A idéia não é tentar mudar a imagem positiva deles diante dos clientes e sim criar uma idéia parecida ou ainda melhor para o seu próprio negócio online.

E se os concorrentes possuem diversos pontos negativos como, por exemplo, pessoas reclamando de compras ou consumidores insatisfeitos com o atendimento? Ótimo! Não que você torça contra o sucesso de alguém, mas isso é uma excelente oportunidade para você mostrar o que o seu negócio online tem diferente dos outros negócios online concorrentes e até mesmo dos negócios físicos que competem com você.

E então? Está preparado para enfrentar todos os seus concorrentes?

Por Jeniffer Elaina

[Este artigo faz parte de uma série que compõe o curso Análise da viabilidade de um negócio online]

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

One comment

  1. admin says:

    Como sempre, um ótimo artigo de Jeniffer Elaina! Parabéns Jeniffer, o artigo está muito bem explicado, amanhã publicarei a minha parte, a “prática”! 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *