Alguns erros em investimentos financeiros

O ato de investir parte do que você recebe como salário é muito positivo, pois o ajuda a desenvolver novas fontes de renda para o futuro ou ao menos uma forma de fazê-lo crescer, buscando protegê-lo da desvalorização causada pela inflação.

Entretanto, nem todas as pessoas ficam felizes com os rumos que seus investimentos podem tomar e isso geralmente acontece devido a alguns erros que cometeram. Neste artigo, discutiremos de forma breve alguns dos principais erros em investimentos financeiros cometidos por quem está começando ou mesmo já investindo há algum tempo.

Não possuir objetivos específicos

Quando possuímos objetivos específicos em nossos investimentos, é muito mais fácil saber quando devemos parar, algo fundamentalmente importante quando se está a lidar com investimentos em renda variável, onde oscilações podem nos levar para longe dos nossos objetivos, mesmo após já os ter alcançados.

Qual o seu objetivo? Por que você está investindo? O que você espera conseguir por meio de seus investimentos?

  • Adquirir um carro ou casa nova em X anos com o dinheiro investido;
  • Formar uma reserva para pagar o curso superior de seus filhos;
  • Criar uma carteira capaz de oferecer-lhe rendimentos passivos por toda a vida.

Os seus objetivos ditarão quais os melhores tipos de investimentos, quanto você precisará investir e por quanto tempo. Quanto mais específicos forem seus objetivos, melhor será para planejar-se e executar seu planejamento.

Começar a investir na hora errada

Outro erro frequente é começar a investir em um momento que, por algum incidente poderá não conseguir manter o investimento pelo tempo planejado, sendo então obrigado a abandonar a sua posição de investidor em uma situação que poderá até mesmo levá-lo a perder algum dinheiro.

Abaixo algumas situações em que não é uma boa hora começar a investir:

  • Não ter uma reserva financeira suficiente para imprevistos, como um possível momento de desemprego ou gastos extra, cuidando da saúde – é sempre bom ter uma reserva financeira, um fundo de emergência com um valor correspondente a três a seis vezes suas despesas mensais;
  • Na ocorrência de dívidas. A maior parte dos empréstimos e créditos possui juros maiores do que a média dos juros conseguidos em investimentos, de tal forma que não vale a pena começar a investir se há dívidas, nesses casos, é mais interessante quitar as dívidas antes de começar a investir. Alguns consultores afirmam que o financiamento de uma casa não atrapalha os investimentos e pode ser mantido ao longo dos mesmos por ter um juro mais baixo. Eu prefiro ter nenhuma dívida antes de começar a investir, já que boa parte dos meus investimentos é concentrada em renda fixa.

Não planejar seus investimentos

Erro cometido principalmente por quem não tem experiência em investimentos ou no tipo de investimento em que irá começar a aplicar. Uma estratégia de investimento pode ser, muitas vezes, bastante complexa, ocupando um intervalo de tempo que pode variar de 1 a 15 anos, contando com decisões para momentos de queda ou alta repentina na bolsa de valores, inflação crescente, etc. Se navegar usando um mapa já é difícil, imagine sem um! A mesma coisa ocorre no mundo dos investimentos.

O seu planejamento será o seu mapa e deverá ser utilizado e atualizado por você todo o tempo a fim de garantir que está tomando o melhor rumo. Sendo assim, baseado em seus objetivos específicos e nos prazos para alcançá-los, estude bem as opções de investimentos e crie sua estratégia.

E, claro, uma vez que tenha o seu plano, você precisa segui-lo! Não basta criar e engavetar, tem que pôr em prática!

Vender ações em um momento de desespero

Quem lida com investimentos em ações precisa manter a cabeça fria o tempo todo, pois em um momento de desespero (por exemplo, em uma queda brusca no valor das ações de uma empresa que você possui) pode acabar tomando uma decisão precipitada, geralmente seguindo a tendência do mercado (que representa as atitudes de vários outros investidores que podem estar tão desesperados quanto você).

Para tudo, sempre há um momento certo e um momento errado. Se você considera que a queda do valor das ações de uma empresa que você adquiriu é somente uma oscilação causada pelo atual estado do mercado e que em breve voltará a crescer normalmente, não há por que tomar uma atitude desesperada! Faça o seu dever de casa e analise bem o panorama do mercado e a situação da empresa antes de tomar sua decisão.

Procurar esquemas para ficar rico rapidamente

Estamos falando de investimentos financeiros, não de uma varinha de condão, amigo. Infelizmente, não há uma mágica, uma fórmula exata que pode ser aplicada por qualquer um e o tornará rico da noite para o dia. Muitos procuram por isso – e geralmente o que eles encontram é muita dor de cabeça.

Se você quer realmente ganhar dinheiro investindo, você precisa estudar bem os tipos de investimentos em que deseja aplicar seu dinheiro, conhecer as vantagens e desvantagens de cada um, o melhor momento para entrar e para sair e traçar um plano. Esse plano não o tornará rico da noite para o dia, ou mesmo em um ano, dois ou mais. Entretanto, o ajudará a ganhar dinheiro de forma consistente, aumentando gradualmente o seu patrimônio líquido até atingir o objetivo que você espera.

Bem, se você não cometer os cinco erros aqui apresentados, suas chances de ganhar dinheiro investindo irão aumentar consideravelmente. E você, amigo leitor, conhece mais alguns erros em investimentos financeiros que podem ser evitados?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *