Ainda é possível ganhar dinheiro na Internet?

Encaremos a realidade: é possível ganhar dinheiro na Internet, mas talvez não seja tão fácil quanto alguns “gurus” nos fazem pensar. Sim, há muitas pessoas por aí a falar sobre quão fácil é ganhar dinheiro na Internet SE comprarmos este ou aquele programa ou e-book que, por acaso, estão a vender. Eu, sinceramente, não acreditaria em tais “especialistas em ganhar dinheiro online”. Desconfie de inúmeras pessoas que estão a vender certos infoprodutos e dizem que você ficará rico se seguir suas instruções (não quero dizer com isso que todo infoproduto é ruim! Muito pelo contrário, adquiro com alguma frequência novos infoprodutos, alguns muito bons!).

Quer que eu prove por que eu desconfio? Simples: procure na Internet por e-books ou programas gratuitos ou mesmo pagos com dois anos ou mais de idade já lançados (não procure pelos novos, já já você vai entender por quê). Eu fiz isso e analisei os profissionais e empresas por trás de muitos daqueles e-books ou programas (na verdade, ainda estou analisando alguns). A maior parte desses e-books eram, em algum momento, e-books pagos que, após algum tempo (provavelmente por não conseguirem boas vendas), foram disponibilizados de forma gratuita. Convenhamos: se você possui um e-book que está vendendo muito, por que torná-lo gratuito? Você não preferiria continuar a ganhar dinheiro com ele? Claro, a partir do momento em que não estiver mais ganhando, tudo bem se ele se tornar gratuito, não é mesmo?

Bem, continuando minha análise, comecei a olhar as URLs de websites presentes naqueles produtos. Alguns são referências para websites do autor, outros são recomendações de serviços e produtos “fantásticos”. Constatei aí outra coisa muito interessante: a gigantesca maioria hoje não existe mais. Bem, se aqueles websites apresentassem realmente grande qualidade, estariam a faturar bem e obviamente ninguém abandona um website que está ganhando um bom dinheiro. Se isso ocorreu, significa que aquele website não mais estava a ganhar dinheiro (se é que em algum momento ganhou) e como podemos confiar nas recomendações de alguém que indica produtos fracassados como fenomenais?

Podem perceber que eu mesmo já comentei usar várias ferramentas na gestão de meus blogs bem como na parte de marketing, mas poucas (somente duas) indiquei aqui. Isso porque só indico algo que realmente valha a pena, caso contrário, prefiro não recomendar, pois não estou a fim de “queimar minha reputação”. Entretanto, muitos autores de e-books sobre “como ganhar dinheiro na Internet” parecem não estar muito preocupados com isso, afinal de contas, muitos deles só querem ganhar algum dinheiro rápido e partir para um novo infoproduto.

Uma última observação sobre este assunto é quanto à qualidade do material disponível em tais e-books. Percebi que alguns são comercializados ainda hoje – alguns, inclusive, foram escritos antes do ano 2000! Nos últimos 12 meses, o mercado brasileiro aumentou e muito o volume de compras online, motores de busca passaram por várias modificações e novas redes sociais nasceram e/ou ganharam/perderam prestígio. Se tais mudanças nos últimos doze meses faz com que nós, empreendedores, precisemos reaprender muito do que sofreu alterações no mercado, por que considerar que um e-book escrito em 2000, ou seja, 12 anos atrás, ainda possui informações relevantes? E eu não estou brincando, realmente encontrei muitos desses e-books sendo vendidos ou oferecidos como “bônus” por alguma compra. Sinceramente, não vale como produto nem como bônus, pois de que adianta um bônus cuja informação já não é útil?

Então, aqui vai mais uma vez a minha opinião: é possível, sim ganhar dinheiro na Internet. Com as sucessivas modificações no Google Search, alguns se perguntam se ainda vale a pena investir em negócios online. Sim, vale! Mas é preciso entender que regras ou truques antigos já não mais funcionam e que praticamente todos estão no mesmo barco, “à deriva”, então cuidado com as palavras de alguns “vendedores especialistas que sabem como você pode tornar-se o próximo milionário, porém não possuem um centavo em suas contas”. Verdade dói, mas deve ser dita!

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *