A liderança dentro das organizações

Quantas vezes não já ouvimos falar sobre a importância da liderança dentro das organizações? Acredito que não há um curso de gestão empresarial que, em pelo menos um momento, não toque nessa palavra. O conceito de liderança vem crescendo e se expandindo, podemos dizer até mesmo que se ramificando, onde uma possível ramificação é, por exemplo, a liderança servidora, que prega a importância do líder ser um servidor dentro da organização, tornando-se assim um exemplo vivo bem como criando condições para que os demais possam atuar.

Entretanto, por mais que se fale sobre liderança em cursos de administração e gestão de negócios, a grande pergunta é: esse conceito está sendo aplicado dentro das organizações? O que nós temos visto: líderes ou chefes? Em muitas organizações, o que temos visto são chefes que acreditam serem líderes. Ser líder não se trata de um “dom divino”, com o qual somente alguns nascem, é algo que pode ser desenvolvido, aprendido, mas requer o desenvolvimento de um conjunto de atributos necessários para a atuação como um líder. Um líder precisa saber ouvir todos e dar a cada um a devida atenção; precisa analisar todas as possibilidades bem como o impacto de cada uma delas a fim de ajudar na tomada de alguma decisão; precisa servir como uma “bússola” para todos os que trabalham com ele, apontando a direção em que devem seguir; precisa ter um bom poder de comunicação e negociação, afinal de contas, todo líder precisa comunicar-se e negociar muito a fim de alcançar seus objetivos; precisa conhecer muito bem a organização em que trabalha a fim de que suas ações sejam direcionadas para o sucesso da mesma.

Outro problema que surge nas empresas é quanto à cultura organizacional que lá impera. Em muitas empresas a cultura instalada encontra-se tão deteriorada que qualquer tentativa de despontar um líder em seu meio acaba sendo sufocada pela mesma. E o pior: muitas dessas empresas até mesmo alegam dar grande importância à liderança – uma vez que este é um conceito que vem sendo bastante vendido. Nesses casos, é necessária uma reforma completa, mudando-se a cultura que lá se encontra instalada a fim de criar um ambiente propício para o desenvolvimento dos conceitos de liderança e trabalho em equipe.

Liderança. Conceito aparentemente tão simples, porém que pode apresentar um grande impacto no sucesso de uma empresa. Se a sua gestão ainda não está atenta e preparada para a formação e aperfeiçoamento de líderes, é bom começar a pensar nisso.

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *