A importância de fracassar (tanto em sua vida pessoal como profissional)

Não, o título não está errado e…sim, há uma importância em fracassar, seja em sua vida pessoal como profissional. De momento, pode parecer estranho e até assustador, afinal, se damos sempre dicas de como ter sucesso, por que estamos dizendo que é importante fracassar em sua vida pessoal e profissional? Bem, lógico que tudo tem um limite e é importante fracassar desde que saiba aprender com seu fracasso.

Como assim? Calma, que já iremos explicar tudo isso…

O fracasso ensina

Quando fracassamos em relação a alguma coisa, temos que aprender com aquele erro e buscar uma maneira de fazer melhor da próxima vez.

Por exemplo, se você fracassou em uma negociação importante, saberá avaliar os pontos em que falhou e não cometerá os mesmos erros depois. Além disso, poderá analisar a situação de maneira prática, pois já passou por aquela experiência e sabe analisar as possíveis opções viáveis ou não para a próxima negociação que tiver.

Fracassar é nada mais do que receber um não…E existem pessoas que não suportam ouvir esta palavrinha que amedronta, mas que na realidade ensina muito para a sua vida.

Há casos de pessoas que investiram em alguma negócio acreditando que tinha tudo para dar certo, mas que depois perceberam que ele foi mais um fracasso do que um sucesso. Mas elas desistiram? Não, ao contrário, elas aprenderam com o fracasso e criaram uma nova ideia de negócio que pudesse superar os obstáculos daquela primeira e ser muito mais lucrativa.

É desta forma que temos que avaliar os fracassos de nossa vida pessoal e profissional. Como um aprendizado que pode nos levar muito mais longe do que imaginávamos chegar.

Não importa se o fracasso é do tipo pequeno, onde você perde uma venda de R$100,00, ou se é do tipo grande, onde a venda é de 1 milhão de reais. Quanto maior o fracasso, com certeza será maior o aprendizado.

Na vida pessoal, é a mesma coisa. Podemos não conseguir comprar aquele carro tão desejado e nos sentirmos fracassados, mas será que não vamos aprender com o erro e conseguir um carro até melhor depois?

Lógico que tudo depende de como você encara o fracasso. Pessoas derrotistas podem vê-lo como uma perda e acharem que está tudo acabado mesmo. Estas desistem ao primeiro “não”. Mas pessoas vencedoras veem o fracasso como um obstáculo a  mais no caminho que servirá de escada para um sucesso ainda maior do seu negócio. Elas continuam depois de ouvir o primeiro “não” e vencem no final.

O fracasso pode ensinar uma pessoa que o ramo que ela escolheu não é o melhor, mas a direcionar para o segmento correto. São diversos aprendizados que você pode ter se prestar atenção em cada momento de fracasso.

Não queira fracassar sempre

Lógico que você não vai ficar torcendo para fracassar sempre, mas pelo menos saberá que, quando fracassar, estará sendo uma experiência importante para a sua vida, seja pessoal ou profissional.

Fazer um planejamento, Plano de Negócios, pesquisa de mercado, etc. é muito importante para evitar que o fracasso exista. Porém, sabemos que por mais dedicados que sejamos a estes detalhes, lidamos com pessoas e tendências que mudam a todo o momento e devemos estar dispostos a admitir o fracasso para seguir as mudanças do mercado.

Outra coisa importante é não fracassar duas vezes da mesma forma, pois isso pode ser visto como um erro e tirará a importância de fracassar. Você pode fracassar diversas vezes, mas em coisas diferentes, aprendendo lições de negócios diferentes e experiências de vida valiosas.

Os empresários mais poderosos tiveram que fracassar diversas vezes para chegar onde estão e se quiser chegar ao topo, fracassar algumas vezes e aprender o que de bom restou deste aprendizado será necessário para ganhar muito dinheiro.

Não acredita? Pare um pouco e comece a ler a história dos milionários e toda a sua trajetória. Com certeza achará diversos fracassos no meio de tanto sucesso.

E você, acredita na importância de fracassar tanto em sua vida pessoal como profissional ou acha que todos devem ser perfeitos?

Por Jeniffer Elaina

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *