A fórmula para ganhar dinheiro

Era uma vez um jovem (você) que decide que um dos problemas em sua vida é sua condição financeira. Você precisa ganhar mais dinheiro, reverter isso e então poder desfrutar muito mais daquilo que o mundo pode oferecer-lhe. O grande problema é: como ganhar mais dinheiro? E onde?

Bem, se você é mais “das antigas” e tiver amigos bem sucedidos financeiramente, talvez opte por conversar com eles e assim buscar algumas ideias. Se você prefere o uso de tecnologias, talvez tenha buscado no Google. Cada uma dessas opções (que se ramificam em diversas outras opções) podem lhe dar uma possível fórmula para ganhar dinheiro. Entretanto, talvez você tenha visto por aí que somente uma fórmula é verdadeira e as demais são fraudulentas… E agora, como escolher o caminho certo?

Bem, neste ponto, vou interromper o nosso “conto de fadas” e esclarecer alguns pontos a respeito da tão famosa fórmula para ganhar dinheiro

Lição #1 – Não há uma fórmula mágica!

Sabe aquela história que às vezes lemos em páginas na Internet, de pessoas que começaram a ganhar milhares de reais por semana da noite para o dia, sem nenhuma experiência e com somente 15 minutos de trabalho por dia? Então, isso aí é o que eu chamo de mágica: pode ser empolgante, fascinante, mas é tudo “de mentirinha”.

A fórmula mágica, capaz de fazê-lo ganhar muito dinheiro quase que instantaneamente e sem esforços é uma bela história, contada para ganhar dinheiro: o seu dinheiro. Sim, eu, por exemplo, poderia colocar aqui uma foto de um mercedes-benz e uma mansão caríssima, dizer que são todos meus e que os comprei em menos de um ano com o faturamento de um super negócio meu – e que você poderia comprar um guia dizendo “exatamente tudo o que eu fiz e você também será um sucesso” por somente R$ 99,90! Você acredita realmente que alguém que tem o segredo para tamanho sucesso vai vender-lhe por R$ 99,90?

Se você encontrar alguém vendendo-lhe tal fórmula esteja certo do seguinte: provavelmente ele não é tão grande sucesso quanto diz e muito menos conhece a fórmula para ser um sucesso tão grande. Não há uma fórmula mágica. Há dinheiro na web, sim, bem como nos negócios offline, mas você precisa entender uma coisa antes de começar sua empreitada: não há uma fórmula mágica!

Lição #2 – Há várias possíveis fórmulas!

O próximo ponto que você precisa entender é que não há somente um jeito certo para ganhar dinheiro. Aliás, alguns dias atrás publiquei aqui em nosso blog um artigo chamado Qual o jeito certo para ganhar dinheiro na web? onde expliquei uma estratégia muito utilizada em Internet Marketing por meio de blogs. Considere-a como sendo UMA estratégia e não A estratégia, ok?

Um grande erro que alguns cometem é pensar que só há um jeito certo e que os demais são todos falhos. Pensam isso porque essa é a mentira contada pelos vendedores das “fórmulas mágicas”: eles querem que você acredite que o jeito deles é o único jeito certo. E não é!

Entenda entretanto que nenhuma dessas fórmulas é mágica: elas não lhe trazem dinheiro instantaneamente, sem nenhum esforço. Pelo contrário, no início você precisará esforçar-se bastante e muitas vezes se perguntará se vale a pena tanto esforço. Entretanto, quem souber persistir e aprender perceberá que, aos poucos, com os ajustes certos, qualquer fórmula pode ajudá-lo a ganhar um bom dinheiro com uma quantidade de esforço razoavelmente menor.

Lição #3 – Há uma ou mais fórmulas que podem funcionar melhor para você

Como falei anteriormente, há várias possíveis fórmulas, mas nem todas funcionarão para você. Uma fórmula para ganhar dinheiro, por exemplo, é escrevendo artigos. Como toda estratégia, possui seus pontos positivos e negativos: o principal ponto positivo é que o retorno é mais rápido, entretanto dependerá de sua qualidade como escritor e de suas parcerias (por exemplo, se você escreve para terceiros, dependerá também de quanto ou como pagam por seus artigos). Entretanto, se você odeia escrever, será que esta será uma boa estratégia?

Outra possível fórmula que muitos têm comentado é “blogar”. Muitos falam que blogging hoje não é mais lucrativo, outros juram que é tão lucrativo quanto antigamente. A verdade é que blogging tem sofrido muitas mudanças. A Internet muda, os usuários mudam e consequentemente os negócios online mudam e isso também acontece com blogging. Quem estiver interessado hoje em ser um blogger profissional precisa saber exatamente com o que estará lidando a fim de evitar desistências. E o momento em que você desiste é quanto você realmente fracassa!

Tenho visto alguns amigos comentarem aqui na Internet (como o Denilson, do FinancasOnline.org) que têm tentado inúmeros métodos porém que quase todos (ou às vezes todos!) falharam para eles. Bem, como disse, há sempre alguns métodos que podem funcionar melhor para você do que outros. Se você está tentando por muito tempo (muito tempo aqui deveria ser algo entre 8 meses a um ano e meio) e ainda não conseguiu sinais positivos de que está no caminho certo, então está na hora de procurar um novo método, uma nova fórmula.

Aliás, isso me lembra uma outra lição…

Lição #4 – Uma fórmula precisa de tempo

Um erro muito comum, principalmente entre os novatos, é começar um determinado tipo de negócio e, após alguns meses (ou mesmo semanas), por não ver os resultados que esperavam, já mudar para outro tipo de negócio. Se você passar um ano empenhando-se em algo que seja realmente uma boa oportunidade, é bem provável que após esse tempo você já esteja começando a ver um bom resultado. Entretanto, se durante aquele mesmo período de um ano, você ficar alternando entre seis ou mais “fórmulas”, não haverá meio de perceber tais resultados: você não está se dedicando o suficiente!

Acredito que uma das coisas mais certas que fiz em se tratando de negócios online foi persistir em algo (no meu caso, blogging), quando todos diziam-me que eu deveria parar, pois não estava conseguindo resultados realmente tangíveis.

Lição #5 – Uma oportunidade não é uma fórmula

Ah, quase ia me esquecendo disso! Muitas vezes as pessoas acreditam que uma oportunidade de negócio já é uma fórmula para ganhar dinheiro. Não é bem assim. Você pode identificar uma oportunidade de negócio lucrativa e não conseguir ganhar dinheiro suficiente porque você não identificou “a fórmula certa” para fazer aquilo que realmente precisa fazer para que o dinheiro entre!

Se você for esperto suficiente, perceberá então que um negócio pode necessitar de várias fórmulas: as fórmulas correspondem, então, aos processos. Toda empreitada para ganhar dinheiro, seja ela por meio de um investimento, um negócio próprio ou prestação de serviços, envolve uma série de processos. Você precisa então identificar quais são os processos envolvidos e analisar a melhor forma de executá-los. Quanto melhor for a execução desses processos (em termos de custos, tempo e eficiência), maiores serão as chances de que um bom dinheiro chegue até você.

Entretanto, não considero toda forma de executar um processo como sendo uma boa fórmula, é preciso que essa forma de executar o mesmo seja tão otimizada quanto for possível, consumindo pouco tempo e gerando o máximo de lucro possível.

Lição #6 – Sempre pense sobre como você pode melhorar a sua fórmula

Então pensemos assim: você identificou os processos necessários para transformar aquela oportunidade em um negócio lucrativo, estudou cada um deles e planejou como executá-los. A “fórmula” parece boa e está mostrando-se rentável. Será que acabou?^

Não! Você precisa estar sempre pensando em como você pode melhorar tais processos, seja automatizando o que pode ser automatizado, terceirizando o que pode ser terceirizado (outsourcing, a “palavra da vez”) e melhorando o que deve ser melhorado!

Se você está lidando com seu próprio negócio, sabe que “a concorrência nunca dorme”. Então você precisa estar sempre antenado a tudo o que está acontecendo em seu negócio para saber como ele pode tornar-se melhor ou até mesmo maior!

Um exemplo pessoal. No início, minha esposa e eu éramos os únicos responsáveis por escrever todos os artigos de nossos blogs e websites. Certa vez, bem por acaso, tivemos uma pessoa a escrever artigos conosco. Percebemos com o tempo que mesmo após pagar-lhe ainda havia lucro indicando que a partir daquele ponto ter a ajuda de terceiros (outsourcing) poderia ser uma boa ideia.

Muitas vezes acertamos e muitas vezes erramos contratando pessoas para escrever ou para auxiliar-nos em outras tarefas e aos poucos fomos ajustando o processo inteiro. Focamos hoje principalmente na atividade que, em nossa opinião, é maior consumidora de tempo nessa área: a elaboração de artigos, sejam estes para os nossos blogs e websites, seja para a nossa estratégia de marketing.

Pensamos tanto nisso que a cada dois ou quatro meses testamos e encontramos novos meios para tornar ainda mais rápida a produção de conteúdo sem perda da qualidade. O processo continua sempre em otimização e hoje podemos dizer que em certos tipos de textos chegamos a gastar somente 20% do tempo que antes gastávamos! Estamos agora nos dedicando a reduzir também nossas despesas e aumentar receitas, com o objetivo de aumentar nossa margem de lucro consideravelmente (tentaremos triplicar o lucro bruto anual em relação ao último ano)!

Ficou curioso? Gostaria de saber como é que fazemos isso? Bem, esta é nossa sétima e última lição…

Lição #7 – Encontrou uma fórmula muito boa? Guarde-a para si mesmo!

Devemos tomar muito cuidado com certas fórmulas que revelamos. Se o fato de outra pessoa utilizar-se da mesma fórmula que você não ameaça o seu negócio, ótimo, pode então compartilhar, infelizmente no mundo dos negócios o que mais se vê é que isso pode prejudicá-lo muito.

Há certos conhecimentos que podem e devem ser compartilhados, sim, como o estamos fazendo agora, explicando para você sobre certos detalhes a respeito de ganhar dinheiro. Queremos que fique bem claro que é possível ganhar dinheiro, seja na Internet ou fora dela, por outras alternativas além de ter um emprego. Queremos que você conheça as várias alternativas que há na web (e até já comentamos várias delas aqui) para quem deseja começar um empreendimento, um negócio próprio. Entretanto, não queremos criar competidores diretos, oferecendo-lhes tudo aquilo que levamos tanto tempo para aprender. Isso poderia representar suicídio para nós!

Talvez esses competidores que “criaríamos” não prejudicassem alguns de nossos websites mais bem estabelecidos, mas vários dos nossos “blogs em desenvolvimento” poderiam ser prejudicados intensamente. Além disso, uma fórmula só funciona muito bem enquanto há poucas pessoas utilizando-a, quando muitas pessoas começam a utilizá-la, ela perde sua força e eficiência.

Sendo assim, lembre-se disso: não há fórmula mágica, mas há fórmulas para ganhar dinheiro. Seu foco deveria ser identificar uma boa oportunidade, estudar os processos envolvidos e sempre se perguntar “como posso melhorar esses processos?”. Mantenha esse foco e tenha certeza de uma coisa: essa será a sua fórmula para ganhar dinheiro!

E quanto a você, caro amigo, já encontrou a sua fórmula?

Quer receber nossos artigos em seu e-mail e "de quebra" baixar nossos e-books "Manual do Investidor" e "Como Ficar Rico - dicas, dúvidas e comentários"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *